O que é um protetor de surto?

O que é um protetor de surto?

O que é um protetor de surto?

Os dispositivos supressores de surtos, também conhecidos como DPS, são dispositivos destinados à proteção de aparelhos e equipamentos eletroeletrônicos contra sobretensões transitórias. Eles atuam desviando as correntes inerentes aos surtos elétricos e mantendo uma determinada tensão residual em seus terminais.

O que é um DPS elétrico?

O DPS (Dispositivo de Proteção contra surtos) é um dispositivo muito importante e que só pode ser instalado através de um aterramento. O DPS tem como função proteger diretamente a rede elétrica interna ou o equipamento contra uma sobre carga (pulso de alta tensão) causada por um surto atmosférico externo.

O que é um surto de energia?

Ao atingir a rede elétrica direta ou indiretamente, os raios causam aumento súbito da tensão (voltagem). Esse fenômeno é chamado de surto elétrico, que se propaga até encontrar um ponto de passagem até a terra.

Quais são os tipos de DPs?

  • Existem dois tipos de DPS: Classe I – Indicado para locais sujeitos a descarga de alta intensidade, sendo a rede elétrica aérea e exposta diretamente à incidência do Raio. É instalado na entrada da rede local. Classe II – Indicado para locais com rede elétrica interna (embutida ou subterrânea).

Qual o princípio de funcionamento do DPS?

  • Existem três classe de DPS, mas o princípio de funcionamento de todos eles é basicamente o mesmo, sendo que o dispositivo de proteção contra surto funciona a partir da interação entre seus componentes e materiais internos, como o varistor que desempenha um trabalho fundamental para o funcionamento do DPS.

Por que o DPS não compromete a instalação do DPS?

  • Para que um problema com o DPS não comprometa a instalação, são necessários sistemas externos de proteção, para que eles possam “falhar de forma segura”. Portanto, a instalação de um dispositivo de proteção contra sobrecorrentes à montante, ou seja, antes do DPS é fundamental e necessária!

Como funcionam os modelos de DPs?

  • Esses modelos de DPS como já dito, são instalados diretamente nos QDGs, onde entram a fase ou as fases de um lado e neutro incluso, e do outro lado são conectados diretamente os condutores ( cabos) direcionados a haste de aterramento.

Postagens relacionadas: