Como deve ser instalado o IDR?

Como deve ser instalado o IDR?

Como deve ser instalado o IDR?

O IDR não tem como finalidade a proteção dos circuitos, portanto quando for utilizado o IDR, ele deve sempre estar associado a um dispositivo de proteção, um disjuntor. O critério adotado para o dimensionamento e escolha da peça é que a corrente nominal do IDR deve ser maior ou igual à corrente nominal do disjuntor.

Como deve ser ligado o DPS?

O DPS pode ser instalado antes do disjuntor geral como mostra a imagem 14 da NBR 5410, no item a), neste caso é usado um disjuntor de desconexão, ou que o próprio DPS consiga se desconectar impedindo um curto permanente, veja na imagem abaixo.

Qual a função do IDR?

  • IDR é o dispositivo que acusa a fuga de corrente e desarma o circuito, seja por uma instalação mal feita, desgastes do cabo ou até mesmo uma pessoa levando um choque. O uso do IDR não dispensa o uso do disjuntor, já que ele não faz a função dos disjuntores. Função do IDR

Qual a obrigatoriedade do uso de IDRs?

  • A NBR-5410 no item 5.1.2.2 fala sobre a obrigatoriedade do uso de IDRs em: Em circuitos que sirvam de ponto de utilização situados em locais que contenham chuveiro ou banheira; Em circuitos que alimentem tomadas situadas em áreas externas à edificação;

Qual é a função do IDR na instalação e quando ele dever ser utilizado?

  • Como acabamos de ver, o IDR causa muita confusão quanto ao nome, pois tanto podem ser encontrados no mercado como DR tanto como IDR, mas duvido que após esse post você ainda tenha dúvidas quanto a isso. Agora que isso ficou claro, iremos entender qual é a função de um IDR na instalação e quando ele dever ser utilizado.

Quais são as falhas do IDR?

  • Estas falhas podem ser por desgastes dos condutores ou um trabalho mal feito como em emendas, por exemplo. O IDR possui o que chamamos de polos, por onde são conectados os cabos que se deseja monitorar. A quantidade de polos do IDR pode variar de acordo com o modelo, que pode ser tetrapolar, bipolar e etc. Interruptor Diferencial Residual.

Postagens relacionadas: