O que é cordão prolapso?

O que é cordão prolapso?

O que é cordão prolapso?

Prolapso do cordão umbilical é a posição anormal do cordão na frente da parte de apresentação fetal; dessa maneira, o feto comprime o cordão durante o trabalho de parto, causando hipoxemia fetal.

Porque a placenta não pode ser considerada um órgão de origem exclusivamente fetal?

A placenta não é considerada um anexo embrionário, por ser um órgão formado pela interação entre tecidos materno e fetal.

O que ocorre com o feto quando ocorre o prolapso ou compreensão do cordão umbilical?

Os danos à saúde do feto devido ao prolapso do cordão umbilical depende de quanto tempo dura. A maior parte do risco corresponde à falta de oxigênio na qual pode até levar à morte do bebê. Na verdade, essas possíveis complicações são raras pois geralmente os médicos são capazes de controlar a situação.

Quais são os fatores de risco associados ao prolapso de cordão umbilical?

  • Fatores de risco que estão associados com prolapso de cordão umbilical são aqueles que dificultam ao feto se posicionar adequadamente na pelve materna ou estão relacionadas com anomalias do cordão umbilical. As duas principais categorias de fatores de risco são espontâneas e as iatrogênicas (aquelas que resultam da intervenção médica).

Quando ocorre o prolapso do cordão oculto?

  • O prolapso do cordão oculto, ocorre quando esse passa não pela frente, mas sim por outro lado da apresentação cefálica. O prolapso também pode ocorrer na etapa final da gravidez. Isso pode ocasionar que o cordão sofra compressões leves que não afetam o fluxo normal de sangue e nutrientes.

Quais são as possíveis complicações do cordão umbilical?

  • Uma vez detalhada sua função, podemos proceder a enumerar as possíveis complicações do cordão umbilical. Ainda que sejam pouco frequentes, muitas podem comprometer inclusive a vida do bebê em formação. Artéria umbilical única: A AUU é uma das complicações do cordão umbilical mais frequentes.

Como funciona o sangue do cordão umbilical?

  • As células-tronco presentes no sangue do cordão umbilical são hematopoéticas, isto é, capazes de diferenciar-se em células sanguíneas. Assim sendo, o sangue do cordão é utilizado para o transplante de medula óssea, sendo indicado no tratamento de leucemia, por exemplo.

Postagens relacionadas: