Como fazer provisão de salários?

Como fazer provisão de salários?

Como fazer provisão de salários?

O valor a ser provisionado é calculado na base de 1/12 da remuneração mensal dos empregados quando mensal, 3/12 quando trimestral ou n/12 quando anual. Quando os salários são reajustados, deverá ser complementada a provisão.

Como contabilizar provisão de 13º salário?

A provisão para o pagamento do 13º salário é calculada na base de 1/12 da remuneração dos empregados que tiverem trabalhado no mínimo quinze dias no mês, cabendo ajuste do valor provisionado nos meses anteriores em virtude de reajustes salariais, acrescidos dos encargos sociais cujo ônus cabe à empresa.

Quais são as provisões para salários a pagar?

  • Alguns exemplos: a provisão para férias se transforma em salários a pagar; a provisão para pagamento de 13º salário passa a ser 13º salário a pagar. Além destas, existem outras provisões bastante comuns, como as participações dos empregados nos resultados da empresa e contribuição social sobre o lucro.

Quais são as provisões do 13o salário?

  • Nesse sentido, existem, por exemplo, as provisões para o 13º salário, para as férias e para o Imposto de Renda. No entanto, quando essa perda é definida, ela deixa de ser considerada um provisionamento. Então, as provisões do 13º e das férias se tornam salários a pagar, enquanto do Imposto de Renda se transforma em Imposto de Renda a pagar.

Qual a diferença entre o valor provisionado e o total do salário?

  • O valor a ser provisionado é calculado na base de 1/12 da remuneração mensal dos empregados quando mensal, 3/12 quando trimestral ou n/12 quando anual. Lançamentos contábeis da diferença entre o valor provisionado e o total do 13º devido Quando os salários são reajustados, deverá ser complementada a provisão.

Por que a provisão para 13o salário é contábil?

  • A partir do momento que essa perda de ativo ou obrigação se torna totalmente definida, deixa de ser considerada como provisão contábil. A provisão para 13º salário se transforma em salários a pagar e a Provisão para Imposto de Renda passa a ser Imposto de Renda a pagar.

Postagens relacionadas: