O que é Psicologia das emergências e desastres?

O que é Psicologia das emergências e desastres?

O que é Psicologia das emergências e desastres?

Atualmente, o campo da Psicologia das Emergências e dos Desastres estuda o comportamento humano dentro de contextos como catástrofes, desastres ou situações-limite vividas no cotidiano urbano.

O que é desastres na Psicologia?

Desastres e catástrofes são eventos potencialmente desencadeadores de estresse, tanto em decorrência da exposição a um perigo iminente, quanto pelo risco à integridade física e emocional das pessoas envolvidas, requerendo assim ações imediatas, organizadas e executadas por uma equipe multidisciplinar.

Qual o papel da Psicologia na abordagem ao paciente em situações traumáticas?

Através da participação da Psicologia no tema das emergências e desastres, é possível construir formas de abordagens que priorizem a subjetividade das pessoas, baseadas no que o indivíduo estiver vivenciando no momento e no sofrimento psíquico em que se encontre.

Como trabalhar com a psicologia de emergência?

  • O profissional neste campo da psicologia deve estar preparado psicologicamente e emocionalmente para enfrentar contingências variadas. Alguns psicólogos alertam que para trabalhar com a psicologia de emergência é necessário, além da grande preparação técnica e mental, ter uma grande vocação para o cargo.

Qual a intervenção psicológica em emergências?

  • A intervenção psicológica em emergências: fundamentos para a prática. São Paulo: Summus. Ana Maria Reis é psicóloga, mestre e doutoranda no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em psicologia da Universidade São Francisco em parceria com a Universidad de La Habana.

Qual a psicologia de emergências e desastres?

  • “A psicologia de emergências e desastres é o ramo da psicologia que abarca o estudo do comportamento e o modo de reação dos indivíduos, grupos ou coletivos humanos nas diferentes fases de uma situação de emergências ou desastres” (Acevedo e Martínez, 2007).

Que tipo de problema pode ser considerado uma urgência psicológica?

  • Veja agora que tipo de problema pode ser considerado uma urgência psicológica. A maior parte dos atendimentos em psicologia é feita com agendamento prévio, respeitando a disponibilidade horária do profissional e do cliente. Porém, assim como acontece com outras áreas da saúde, a psicologia também tem atendimentos de urgência.

Postagens relacionadas: