Quem são os Extrema-esquerda?
Quem são os Extrema-esquerda?
Em França, extrême-gauche ("extrema-esquerda") é um termo geralmente aceite pelos grupos políticos que se posicionam à esquerda do Partido Socialista, embora alguns, como o cientista político Serge Cosseron, limitem o âmbito à esquerda do Partido Comunista Francês.
O que a pessoa que é de direita defende?
A política de direita envolve, em graus variados, a rejeição de objetivos igualitários da política de esquerda, alegando que a desigualdade econômica é natural e inevitável, ou que é até mesmo benéfica para a sociedade. As ideologias de direita, e seus movimentos, apoiam a ordem social.
Quem é a extrema esquerda no Brasil?
- Extrema esquerda no Brasil. No Brasil, alguns partidos políticos e movimentos sociais são considerados de extrema esquerda, embora parte de seus integrantes possa rejeitar essa classificação. São eles: Partido Socialista e Liberdade (PSOL); Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU); Partido Comunista Brasileiro (PCB);
Como distinguir a extrema-esquerda da esquerda moderada?
- Para distinguir a extrema-esquerda da esquerda moderada, Luke March e Cas Mudde identificam três critérios úteis: Em primeiro lugar, a extrema-esquerda rejeita a estrutura socioeconómica subjacente ao capitalismo contemporâneo.
Qual a origem do movimento extrema-esquerda?
- Uma definição precisa é muitas vezes dificultosa pela diversidade deste movimento e da ausência de estruturas organizacionais sólidas, sendo na maioria das vezes efêmera. A tradição do pensamento de extrema-esquerda remonta ao Socialismo Libertário, e ao anarquismo da Federação de Jura, integrante da Primeira Internacional.
Quais são os subtipos da política de extrema-esquerda?
- Os dois principais subtipos da política de extrema-esquerda são chamados "a esquerda radical" e "a extrema-esquerda".