Como os idosos são tratados hoje em dia?

Como os idosos são tratados hoje em dia?

Como os idosos são tratados hoje em dia?

Eles são guardiães da memória coletiva e, por isso, intérpretes privilegiados daquele conjunto de ideais e valores humanos que mantêm e guiam a convivência social. Excluí-los é como rejeitar o passado, onde penetram as raízes do presente, em nome de uma modernidade sem memória.

O que significa ser idoso em nossa sociedade?

“O idoso colabora com a sociedade com suas experiências, sabedorias e fortes princípios de família, respeito, gratidão e amor. ... “Ajuda a compreender o processo de envelhecimento, aumenta a empatia entre jovens e idosos, cria harmonia e bem-estar dentro da família, fortalece vínculos e princípios familiares”, afirma.

Que lugar ocupa os idosos na nossa sociedade?

Culturalmente sua função é a de provedor da família e dificilmente conseguem encontrar outras alternativas, se esquecem que são pessoas, seres humanos que podem se ocupar com outras atividades, desenvolver gostos pessoais, desfrutar um pouco do que plantaram a vida inteira.

Como ocupe o tempo do idoso?

  • As famílias, na melhor das intenções, procuram uma atividade que ocupe o tempo do seu idoso, sem questionar o sentido dessa atividade para ele. Inicio esta reflexão com uma frase de Eliane Brum: “ Cuidar é escutar a demanda, da vida. É não tratar como morte o que é vida e como coisa o que é gente”.

Quais pessoas são consideradas idosas?

  • Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), nos países em desenvolvimento são consideradas idosas as pessoas de 60 anos em diante, e em países desenvolvidos, pessoas com 65 anos ou mais. Em alguns espaços sociais e entre intelectuais do nosso país, a primeira questão que é discutida e questionada é o uso do termo idoso.

Por que a pessoa idosa é velha?

  • Volto à minha frase inicial, a pessoa idosa não é porque é velha que está morta, pelo contrário, é vida e muita vida, e nos tem muito a ensinar, e pode oferecer muito de si, em sabedoria da vida, em relações de valor, em vínculos sinceros e profundos. Os jovens de hoje serão os idosos de amanhã.

Como é aprovado o estatuto do idoso?

  • Nossa sociedade hoje tem aprovado o Estatuto do Idoso, com o objetivo de garantir uma melhor qualidade de vida para as pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, buscando assegurar direitos para a saúde, lazer, educação, prioridades em atendimentos públicos ou privados.

Postagens relacionadas: