O que significa atrofia cortical posterior?
O que significa atrofia cortical posterior?
A Atrofia Cortical Posterior (ACP) é um subtipo raro da doença de Alzheimer, que compreende cerca de 5% dos casos. Trata-se de uma síndrome neurodegenerativa, progressiva, que envolve o processamento visual complexo.
O que é atrofia temporal?
A atrofia nos lobos temporais pode ocorrer em várias condiçicoes, associadas à Demencia ou não. Temos a atrofia do hipocampo, estrutura localizada na base do lobo temporal, com forma de cavalo-marinho, na Doença de Alzheimer e na Epilepsia do Lobo Temporal Mesial.
Como é diagnosticada a atrofia cortical posterior?
- Segundo o artigo Atrofia cortical posterior, normalmente este transtorno não é diagnosticado no seu início. A razão disso é que, como causa uma sintomatologia visual, as pessoas costumam procurar um oftalmologista em vez de um neurologista (algo que acontece muito mais tarde).
Como tratar a atrofia do córtex cerebral?
- A atrofia cortical é um processo neurodegenerativo e progressivo, que não tem cura, mas pode ser controlado. O diagnóstico da atrofia do córtex cerebral é feito através de exames de tomografia computadorizada ou ressonância magnética, sendo o médico neurologista o responsável pelo tratamento.
Qual é a atrofia cerebral?
- Atrofia cortical é uma diminuição do córtex cerebral. O córtex é a região periférica do cérebro, composta por neurônios (células nervosas) que recebem impulsos do corpo e os transmitem para os destinos corretos. A atrofia do córtex cerebral é resultante damorte e degeneração dos neurônios, sendo observada em doenças neurodegenerativas como ...
Quais são os sintomas da atrofia?
- Atrofia pode afetar qualquer área funcional da matéria cinzenta, levando a uma ruptura de habilidades cognitivas, distúrbios da esfera sensorial e motora. A maioria dos casos relatados está entre os idosos, a saber, as mulheres. O início da doença pode começar após 55 anos e depois de algumas dúzias levam a demência completa.