O que é sínter de minério de ferro?
O que é sínter de minério de ferro?
Neste projeto, o material analisado é o sínter de minério de ferro, que é um aglomerado de partículas finas de minério de ferro. Normalmente, minério de ferro é introduzido ao alto forno para a extração de ferro gusa e a posterior produção de aço.
Qual a granulometria do sínter feed?
Sinter Feed: partículas com tamanho variando entre 0,15 mm e 6,3 mm. Pellet Feed: partículas finas, com granulometria abaixo de 0,15 mm.
Para que serve sínter feed?
É um processo que permite granulometria mais fina e sua alimentação é realizada com “pellet feed”. Na concentração do minério, gera-se “sinter feed” e “pellet feed”. O “sinter feed” apresenta alto teor de ganga, devido à sua maior granulometria.
O que é pellet feed?
O fino do minério de ferro, denominado pellet-feed, chega aos pátios das unidades produtoras, vindo das minas. Nos pátios são formadas pilhas que, posteriormente, são recuperadas e transportadas em correias para o processo da moagem.
Como se chama o processo de produção do Sinter de minério de ferro?
Por sua vez, a sinterização de minério de ferro é um processo que reaproveita a maior parte dos finos gerados no setor siderúrgico. A PAE, contudo, não é reutilizada neste processo por conter zinco potencialmente contaminante ao sínter.
Como funciona o processo de sinterização?
A sinterização é um processo no qual, pós cuja preparação pode ser cristalina ou não, uma vez compactados, recebem tratamento térmicos e a temperatura de processamento é sempre menor que a sua temperatura de fusão. Este processo cria uma alteração estrutura microscópica do elemento base.
Qual é a função do oxigênio na produção do aço?
Aciarias a oxigênio ou elétricas são utilizadas para transformar o gusa líquido ou sólido e a sucata de ferro e aço em aço líquido. Nessa etapa parte do carbono contido no gusa é removido juntamente com impurezas.