O que significa Sistema CNJ?
O que significa Sistema CNJ?
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) é uma instituição pública que visa aperfeiçoar o trabalho do sistema judiciário brasileiro, principalmente no que diz respeito ao controle e à transparência administrativa e processual.
Como entrar no CNJ?
1º Entre no site https://git.cnj.jus.br/users/sign_in e realize o registro: 1º Após o cadastro, acesse o https://git.cnj.jus.br/git-jus e clique no botão “Request Access”. Os dados são necessários para confirmar que a solicitação foi realizada por um servidor ou magistrado do poder judiciário.
O que o Sisbajud pesquisa?
O SISBAJUD será implementado no lugar do Bacen Jud. Sua principal função é estabelecer a comunicação entre o Poder Judiciário e as instituições financeiras, possibilitando a busca e o bloqueio de valores e ativos financeiros para o cumprimento de ordens judiciais em processos.
Quem são os membros do CNJ?
É composto por 15 conselheiros, sendo nove magistrados, dois membros do Ministério Público, dois advogados e dois cidadãos de notável saber jurídico e reputação ilibada. Os conselheiros têm mandato de dois anos, admitida uma recondução.
Quem pode acessar o CNJ?
Os juízes que possuem cadastro no sistema de Controle de Acesso (www.cnj.jus.br/corporativo) do CNJ já podem acessar o sistema de videoconferência. Aqueles que ainda não possuem cadastro, devem solicitá-lo à área responsável do próprio tribunal.
Qual a principal função do CNJ?
- Segundo prevê a Constituição Federal, a principal função do CNJ é controlar a atuação administrativa e financeira do Judiciário, ...
Qual a composição do CNJ?
- Apesar do CNJ existir desde 2004, somente em 2009 sua composição foi regulamentada pela Emenda Constitucional 61/2009. Atualmente, apresenta uma composição com quinze membros com direito a um mandato de dois anos, sendo permitida uma única recondução, isto é, uma nova nomeação. São eles:
Quais são os programas do CNJ?
- Além disso, o CNJ desenvolve e coordena vários programas de âmbito nacional que priorizam áreas como Meio Ambiente, Direitos Humanos, Tecnologia e Gestão Institucional. Entre eles, estão os programas "Lei Maria da Penha", "Começar de Novo", "Conciliar é Legal", "Metas do Judiciário", "Pai Presente", "Adoção de Crianças e Adolescentes" etc.
Quais são as principais linhas de atuação do CNJ?
- As principais linhas de atuação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) estão agora agrupadas em 11 macroprocessos, o que propicia visão mais clara das linhas de ação do colegiado.