Como é definido o status social?
Como é definido o status social?
Na perspectiva sociológica, o status social refere-se à posição que uma pessoa ocupa dentro da estrutura social em que ela vive. E não só isso, trata-se também da condição do indivíduo, pode-se dizer que ele ocupa uma posição de prestígio, um lugar medíocre ou está em uma colocação sem valor algum.
Quais são os conceitos de status social?
- Em primeiro lugar, é de suma importância apontar que tais conceitos são necessários para uma análise um tanto mais profunda da pirâmide social que organiza algumas coletividades. A ideia de status social está ligada às diferentes funções que um sujeito pode ocupar no interior da sociedade em que vive.
Qual o status social de cada indivíduo?
- Portanto, o status social adquirido está diretamente relacionado com o desempenho dos papéis sociais de cada indivíduo. A partir da teoria weberiana, serão apontados três exemplos de grupo social e como o status social opera em cada um deles.
Como o status social pode ser classificado?
- O status social pode ser classificado de duas maneiras. Na primeira, ele pode ser adquirido, isto é, recebido de forma alheia à sua vontade. Exemplo disso é o caso dos herdeiros de uma família nobre que acabam adquirindo um status social por pertencerem a um grupo distinto.
Qual é o status da pessoa?
- Portanto, são as maneiras de comportarem-se, esperadas de qualquer indivíduo que ocupe certa posição (status), constituem o papel associado com aquela posição.” Neste sentido status é o lugar ou posição que a pessoa ocupa na estrutura social, de acordo com um julgamento coletivo ou consenso da opinião do grupo.