Como saber se tenho impacto femoroacetabular?

Como saber se tenho impacto femoroacetabular?

Como saber se tenho impacto femoroacetabular?

A SIFA é a representação sintomática do impacto femoroacetabular. Mais precisamente, é definida pela associação entre a presença de CAM e/ou PINCER nos exames de imagem, queixa de dor em quadril durante atividades de vida diária ou esportivas e diminuição da mobilidade de quadril, principalmente para as rotações.

O que é impacto tipo came?

O impacto femoroacetabular é uma condição na qual a cabeça femoral, o acetábulo, ou ambos não se encaixam bem devido a uma alteração na forma da cabeça do fêmur ou do acetábulo. Quando a deformidade é resultado do excesso de osso na cabeça femoral ela é chamada: tipo CAME.

Onde dói impacto femoroacetabular?

Impacto femoroacetabular (IFA) é uma condição que ocorre quando existe um contato anormal e desgaste entre a cabeça e o encaixe da articulação do quadril. Isso resulta em limitação da mobilidade e dor no quadril.

Quais testes clínicos são utilizados para diagnóstico da síndrome do impacto femoroacetabular Sifa?

Os testes clínicos aplicados foram o flexão, adução e rotação interna (FADIR, na sigla em inglês) e o FABERE (flexão, abdução e rotação externa (FABER, na sigla em inglês) 6.

Quais são os sintomas do fêmoro-acetabular?

  • Quais são os sintomas do impacto fêmoro-acetabular? Geralmente os primeiros sintomas são fisgadas ou travamentos no quadril. Estes sintomas podem surgir em movimentos como entrar e sair do carro, ao levantar-se da cama, ao calçar sapatos, etc.

Qual o tipo de impacto do fêmur?

  • Podemos dizer que existe três tipos de impacto, CAM ou CAME, PINCER e Misto. O primeiro, seria devido as alterações no formato entre o colo e cabeça do fêmur, defeito conhecido como CAM ou CAME. Nesta alteração, ocorre a perda da esferecidade da cabeça do fêmur em relação ao acetábulo.

Qual a causa da lesão acetabular?

  • Protusão Acetabular por causas metabólicas ou inflamatórias e retroversão acetabular levam a lesão do tipo pincer. Para a maioria das lesões do tipo came, a etiologia da mal formação do fêmur proximal não é clara; estresse na físe de crescimento na infância, traumas, sobrecargas no esporte e cirurgias mal sucedidas são uma das possíveis causa.

Por que a síndrome do impacto é confundida?

  • Muitas vezes a síndrome do impacto é confundida com uma distensão muscular. Manobras clínicas realizadas pelo especialista em quadril podem levar ao diagnóstico, como o chamado Teste Faduri, formado pelas iniciais de flexão, adução e rotação interna.

Postagens relacionadas: