O que é a síndrome da fragilidade?

O que é a síndrome da fragilidade?

O que é a síndrome da fragilidade?

A fragilidade é conceituada como uma síndrome clínica, que pode ser identificada por perda de peso involuntária, exaustão, fraqueza, diminuição da velocidade da marcha e do equilíbrio e diminuição da atividade física.

O que causa síndrome da fragilidade?

A síndrome de fragilidade é uma condição associada ao envelhecimento representada por uma deterioração na capacidade fisiológica de órgãos e sistemas, com consequente impacto na resposta a eventos estressores.

Como avaliar a fragilidade do idoso?

A presença de fragilidade foi verificada por testes para identificação dos cinco itens descritos como componentes do fenótipo de fragilidade por Fried et al. - perda de peso, exaustão, nível de atividade física, lentidão na marcha e fraqueza muscular - da forma proposta por esses autores.

Como pode ser caracterizado o envelhecimento relacionado a fragilidade?

Em geral, os idosos percebidos como frágeis são aqueles que apresentam riscos mais elevados para desfechos clínicos adversos, tais como: dependência, institucionalização, quedas, piora do quadro de doenças crônicas, doenças agudas, hospitalização, lenta ou ausente re- cuperação de um quadro clínico e morte11,7.

Quais são três as principais mudanças relacionadas a idade que estão subjacentes à síndrome da fragilidade?

Ocorrem três mudanças fisiológicas relacionadas à idade que são subjacentes à síndrome da fragilidade, conhecidas como tripé da fragilidade: alterações neuromusculares, desregulação do sistema endócrino e disfunção imunológica(11).

Qual é a síndrome da fragilidade?

  • A Síndrome da Fragilidade é uma síndrome geriátrica com inúmeras causas e contribuições. É caracterizadas pela: redução da resistência e força muscular e declínio das funções fisiológicas. Tais alterações aumentam a vulnerabilidade do indivíduo desenvolver dependência e ou morte (Morley et al., 2013).

Qual é o idoso frágil?

  • O idoso frágil não é simplesmente uma pessoa com idade avançada, mas sim, um idoso com massa e força muscular reduzida, baixa energia para as atividades cotidianas ou sensação de exaustão, que apresenta perda involuntária de peso e marcha lentificada.

Como tratar idosos frágeis?

  • Idosos frágeis devem ser tratados com exercícios físicos, reposição nutricional e farmacológica (se necessária) e apoio social. O apoio social pode vir da família ou comunidade. É importante que pessoas fisicamente próximas conheçam o idoso e tenham contato regular com ele.

Postagens relacionadas: