O que a sífilis pode causar no bebê?
Índice
- O que a sífilis pode causar no bebê?
- Quais os sintomas da sífilis no bebê?
- Quais são as três fases da sífilis?
- Qual a chance do bebê nascer com sífilis?
- Quais os exames laboratoriais que deve ser solicitados para pesquisa de sífilis em gestante?
- Quando nasce o bebê com sífilis?
- Como tratar a sífilis congênita em bebês?
- Qual a causa da sífilis?
- Quais os sintomas da sífilis primária?
O que a sífilis pode causar no bebê?
Ao nascer, a criança pode ter pneumonia, feridas no corpo, cegueira, dentes deformados, problemas ósseos, surdez ou deficiência mental. Em alguns casos, a sífilis pode ser fatal.
Quais os sintomas da sífilis no bebê?
Principais sintomas
- Prematuridade;
- Baixo peso;
- Manchas brancas e vermelhas com descamação da pele;
- Feridas no corpo;
- Aumento do fígado;
- Pele amarelada;
- Problemas respiratórios, podendo haver pneumonia;
- Anemia;
Quais são as três fases da sífilis?
A sífilis é classificada em quatro tipos: A sífilis adquirida recente (com menos de 1 ano de evolução), com tres fases: primária (Também chamada de crânco duro), secundaria e latente recente. Sífilis adquirida tardia (com mais de 1 ano de evolução), com duas fases: latente tardia e terciária.
Qual a chance do bebê nascer com sífilis?
Quando isso acontece, o bebê adquire a chamada sífilis congênita, cuja incidência tem aumentado nos últimos anos, segundo o Ministério da Saúde. Em 2004, a taxa em menores de 1 ano de idade era de 1,7 casos para cada 1000 nascidos vivos; em 2013, esse número subiu para 4,7.
Quais os exames laboratoriais que deve ser solicitados para pesquisa de sífilis em gestante?
O VDRL (Venereal Diseases Research Laboratory) e o RPR (Rapid Plasma Reagin) são os testes utilizados para a triagem sorológica da sífilis em gestantes e da sífilis adquirida, tendo em vista a sua elevada sensibilidade (RPR – % e VDRL – %) e a possibilidade de titulação, o que permite o acompanhamento ...
Quando nasce o bebê com sífilis?
- Quando o bebê nasce com sífilis, a infecção é chamada sífilis congênita. É possível a ocorrência de natimorto ou parto prematuro. Os recém-nascidos podem não apresentar sintomas de sífilis, e alguns recém-nascidos infectados nunca desenvolvem quaisquer problemas durante toda a sua vida.
Como tratar a sífilis congênita em bebês?
- Tratamento da sífilis congênita em bebês com menos de 1 mês de idade 1 Penicilina cristalina G, administrada como 50.000 unidades/kg/dose IV a cada 12 horas durante os primeiros 7 dias,... 2 Penicilina procaína G 50.000 unidades/ kg/dose IM uma vez por dia, durante 10 dias. More ...
Qual a causa da sífilis?
- A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) curável e exclusiva do ser humano, causada pela bactéria Treponema pallidum. Pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios (sífilis primária, secundária, latente e terciária).
Quais os sintomas da sífilis primária?
- No estágio secundário, a sífilis pode apresentar vários sintomas, que aparecem semanas ou até meses depois do surgimento da ferida. Assim como os da sífilis primária, porém, eles podem passar despercebidos.