O que é tabu segundo Freud?
O que é tabu segundo Freud?
O tabu, segundo Freud, nasce de uma ambivalência afectiva existente tanto nos povos primitivos como nos neuróticos obsessivos dos dias de hoje. É a dualidade e não a unidade monolítica que está na essência do ser humano e dos sentimentos.
Quais são os significados do tabu?
- «Para nós, o tabú apresenta dois significados opostos: o de sagrado ou consagrado e o de inquietante, perigoso, proibido ou impuro. Em polinésio, o contrário de tabu é noa, ou seja, o ordinário, o que é acessível a todo o mundo.
Qual a finalidade desses tabus?
- Então, os tabus teriam finalidade outra de proteger os totens e qualquer violação teria como punição uma doença inexplicável, até mesmo a morte. "Eles brotam ali onde os mais primitivos e mais duradouros instintos humanos têm sua origem, no temor à ação dos poderes demoníacos [Wundt]", (Pag. 18).
Por que o tabu é universal?
- Para Freud e Levi-Strauss, o tabu expressaria um sentimento coletivo sobre um determinado comportamento ou assunto, dividindo um ambiente entre "amigos" de um lado e "inimigos" do outro lado. Segundo Sigmund Freud, o incesto e o patricídio seriam os únicos tabus universais a nível individual, constituindo a base da civilização.
Quais são os tabus?
- O tabu, em linguística, é a imposição de uma proibição de dizer nomes de certas coisas ou pessoas. Normalmente, para escapar aos tabus, utilizam-se eufemismos ou disfemismos.