Como identificar talassemia no exame de sangue?
Como identificar talassemia no exame de sangue?
O diagnóstico da talassemia é feito por meio de exames de sangue, como o hemograma, além da eletroforese de hemoglobina, que tem como objetivo avaliar o tipo de hemoglobina circulante no sangue. Veja como interpretar a eletroforese de hemoglobina.
Como é a talassemia?
A talassemia ocorre quando há um defeito na produção dessas globinas. As células humanas têm 23 pares de cromossomos cada, totalizando 46 cromossomos. Os cromossomos têm as informações genéticas para produzir cada parte do nosso corpo.
Como é o hemograma de uma pessoa com talassemia?
Os portadores de talassemia alfa apresentam anemia com graus variáveis, hipocromia, microcitose, poiquilocitose, diminuição da fragilidade osmótica, reticulocitose, presença de Hb H em eletroforese e na pesquisa citológica de corpos de inclusão de Hb H com coloração vital.
Quais são os benefícios da talassemia?
- A talassemia ) pode trazer benefícios para os portadores da doença. A forma intermediária pode requerer transfusões de sangue graves) com a finalidade de aumentar a oferta de glóbulos vermelhos. Já o portador de talassemia
Qual o tipo de talassemia mais grave?
- Síndrome da hidropsia fetal da hemoglobina Bart’s: é o tipo de talassemia mais grave, uma vez que é caracterizada pela ausência de todas os genes alfa, resultando na morte do feto ainda durante a gravidez; 2. Talassemia Beta É causada por uma alteração na molécula beta-globina das hemoglobinas do sangue, e pode ser dividida em:
Quais os sinais e sintomas de talassemia ao nascimento?
- Alguns bebês apresentam sinais e sintomas de talassemia ao nascimento, ao passo que outros podem desenvolver sinais ou sintomas durante os primeiros dois anos de vida. Algumas pessoas que têm apenas um gene da hemoglobina afetado não sentem quaisquer sintomas.
Por que a talassemia é uma anemia?
- Caracteriza-se por uma anemia leve ou severa, decorrente da hemoglobina reduzida e menor quantidade de eritrócitos (células vermelhas) do que o normal. Em indivíduos portadores da talassemia, os genes que codificam a hemoglobina (proteína dos eritrócitos que carregam o oxigênio) estão faltando ou são diferentes.