Porque a decisão foi pela utilização da taxa de câmbio fixa?

Porque a decisão foi pela utilização da taxa de câmbio fixa?

Porque a decisão foi pela utilização da taxa de câmbio fixa?

O câmbio fixo no Brasil, por exemplo, foi utilizado desta forma. Durante o Plano Real, o câmbio foi fixado por um curto período de tempo para permitir a contenção da inflação. A inflação na época era caótica, estando a economia em um estado de hiperinflação. Por isso, se foi necessária esta medida.

Como funciona um sistema de taxas de câmbio flutuantes?

  • Um sistema de taxas de câmbio flutuantes deixa os formuladores de políticas monetárias livres para perseguir outras metas, como estabilizar o emprego ou os preços. Em casos de extrema apreciação ou depreciação , um banco central normalmente intervirá para estabilizar a moeda.

Qual o argumento para uma taxa de câmbio flutuante?

  • O principal argumento para uma taxa de câmbio flutuante é que ela permite que as políticas monetárias sejam úteis para outros fins. Sob taxas fixas, a política monetária está comprometida com o objetivo único de manter a taxa de câmbio em seu nível anunciado.

Qual a vantagem do câmbio flutuante?

  • Uma das principais vantagens do câmbio flutuante é a proteção contra efeitos das crises externas. Isso porque, se o câmbio for fixo, a queda dos investimentos estrangeiros obriga o governo a subir os juros para defender a moeda. Com o câmbio flutuante, os juros tendem a subir menos e os impactos na economia são menores.

Qual a diferença entre a taxa fixa e a taxa de câmbio fixa?

  • Nesse sentido, iremos mostrar a vocês qual a diferença sublime entre as taxas de câmbio fixa e as taxas de câmbio flutuante. No caso da Taxa de Câmbio Fixa, estamos falando claramente de uma ação onde o preço da moeda estrangeira (que geralmente é o dólar) tem o seu preço fixado pelo governo.

Postagens relacionadas: