O que é TR e IPCA?

O que é TR e IPCA?

O que é TR e IPCA?

Quando financiamos o imóvel, o valor sofre correções que podem se basear na Taxa Referencial (TR) e no Índice de preços ao consumidor amplo (IPCA). Em geral, cada contrato precisa de uma correção que seja adaptada, de forma positiva para o comprador, e que não gere volumes acumulados de juros.

Quais são as taxas de juros do IPCA?

  • A Caixa tem trabalhado com taxas de juros de 2,95% a 4,95% para a modalidade. Como se vê, as taxas de juros são bem menores. Em compensação, a correção do saldo devedor pelo IPCA pode encarecer muito o contrato.

Qual a taxa de financiamento inicial do IPCA?

  • "Nos contratos atrelados pelo IPCA, a taxa de financiamento inicial deve ficar em torno de 2,95% a 4,95% ao ano, considerando que a previsão é de que o IPCA se mantenha abaixo dos 4% nos próximos anos.

Como deve ser considerado o IPCA?

  • Outro ponto importante que deve ser considerado é que, diferentemente dos contratos indexados pela TR, pelo IPCA não existe a previsibilidade no valor das parcelas do financiamento que o consumidor paga mensalmente. Também é importante lembrar que o comportamento do saldo devedor será diferente.

Qual é a diferença entre o INPC e o IPCA-e?

  • Qual é a diferença entre o índices do INPC e o IPCA-E? Embora o Índice eleito pela lei seja o INPC a diferença entre INPC e IPCA-E é muito pequena. O ideal pela Lei de Benefícios e Estatuto do Idoso era aplicar o INPC.

Postagens relacionadas: