Qual a taxa de juros nominal?

Qual a taxa de juros nominal?

Qual a taxa de juros nominal?

A taxa de juro nominal é a taxa que obrigatoriamente deve ser indicada em todos os contratos de crédito ou nas aplicações e corresponde ao período de um ano. Sendo que, é uma remuneração monetária sujeita aos efeitos da inflação.

Como é conhecida a taxa nominal?

Antes mesmo de começar a te explicar, aqui já vai uma sacada: a Taxa Nominal também é conhecida como Taxa de Juros Aparente, até porque, é o que realmente aparenta nos contratos.

Qual é a taxa de juro nominal?

  • A taxa de juro nominal é a taxa de juro propriamente dita, ou seja, é uma taxa fixada pelo período de um ano, e não sofre variações. Esta taxa deve ser mencionada em todos os contratos de crédito e aplicações bancárias.

Qual a diferença entre a taxa efetiva e a nominal?

  • Na prática, a diferença entre taxa efetiva e nominal é o seu período de capitalização. Enquanto a primeira quase sempre é resultante de uma aplicação periódica dos juros previstos, a segunda é aquela que acrescentará juros às prestações de um empréstimo, por exemplo.

Qual a taxa de juro efetiva?

  • A taxa de juro efetiva é a taxa real que pagamos por um passivo ou recebemos por um ativo financeiro, pode ser calculada para qualquer período; mês, trimestre, semestre, etc. A taxa de juro efetiva é composta e vencida. É diferente da taxa de juro nominal que ignora a capitalização e outros fatores.

Qual a diferença entre a taxa nominal e a taxa real?

  • Sabendo que a taxa nominal é a taxa apresentada e da sua diferença em relação à taxa real, começa a ficar claro que alguns cuidados devem ser tomados. Seguem alguns exemplos práticos que não devem ser esquecidos, pois assim você conseguirá evitar ser enganado diante de tantas opções de investimentos e aplicações que são oferecidas no dia a dia. #1.

Postagens relacionadas: