O que é um tabu exemplo?

O que é um tabu exemplo?

O que é um tabu exemplo?

O tabu está ligado à ruptura de determinados costumes imbricados culturalmente em uma sociedade. Por exemplo, conversar sobre sexo com os pais já foi considerado um tabu. Este é um termo cujo significado é permeado por ambiguidades e contradições.

Quais são os tabus?

Os tabus estão relacionados à linguagem, em que há proibição de pronunciar palavrões e outros nomes imundos (por exemplo, diabo); os comuns tabus ao sexo, considerados pecados religiosos; ou mesmo às restrições alimentares (comer carne humana ou de determinados animais, sangue etc.).

Por que a palavra tabu surgiu?

  • A palavra tabu surgiu na polinésia (tapu), significa sagrado, perigoso, e até mesmo pouco limpo. O termo surgiu através dos viajantes europeus do século XVIII e expandiu pelo ocidente. O Tabu está presente em várias atividades sociais morais, religiosas e culturais, podendo ter dois significados diferentes de acordo com a situação:

Quais são os tipos de tabus?

  • O tabu na maioria dos casos pode ser entendido como um preconceito manifestado na sociedade de forma silenciosa e até mesmo velado. Veja abaixo algumas imagens que representam certos tipos de “Quebras de tabus” e principalmente a “ Quebra de Preconceitos” disfarçados de opiniões na sociedade atual:

Quais são os efeitos desses tabus alimentares?

  • Alguns tabus alimentares são atribuídos a efeitos de alimentos sobre pessoas em estado de saúde fragilizado, principalmente tratando-se de processos infecciosos. A ingestão desses alimentos, ditos carregados ou reimosos, dificultaria ou impediria o tratamento, podendo causar complicações sérias.

Como os tabus são criados pela Sociedade?

  • Os tabus são criados pela sociedade através dos padrões morais e convenções sociais impostas e por isso, pode ser diferente de uma cultura para outra. Assim, enquanto no judaísmo comer carne de porco é proibido, um tabu, em outras culturas isso é extremamente normal.

Postagens relacionadas: