Qual o principal constituinte celular observado na inflamação granulomatosa?

Qual o principal constituinte celular observado na inflamação granulomatosa?

Qual o principal constituinte celular observado na inflamação granulomatosa?

As principais células que estão envolvidas na reação granulomatosa são os leucócitos mononucleares, como os linfócitos e macrófagos; podem ter também eosinófilos dependendo de qual for o agente etiológico.

Quais os tipos de granulomatose?

Os granulomas podem ser classificados em dois tipos: não específicos (granuloma eosinofílico, granuloma letal de linha média, Wegener) e específicos (Tuberculose, Hansen, sílifis, fungos e protozoários).

Quais são os granulomatos mais comuns?

  • São exemplos de granulomatoses: 1 Tuberculose 2 Sarcoidose 3 Blastomicose 4 Brucelose 5 Sífilis 6 Lepra More ...

Qual é o tecido de granulação?

  • O tecido de granulação é uma coleção de pequenos vasos sanguíneos e tecido conjuntivo, que se forma como resultado da resposta de reparo do tecido. É importante na cicatrização de feridas. Por outro lado, o granuloma é uma coleção de macrófagos cercados por linfócitos.

Quais são as células do granuloma?

  • Entremeados as células do granuloma observam-se células gigantes do tipo Langhans. Em algumas áreas, principalmente no interior das células gigantes, é possível visualizar os fungos que se apresentam como um espaço negativo (branco) e forma geométrica redonda (asterisco verde).

Quais são os granulomas mais antigos?

  • Além disso, podem ser observados um halo linfocitário, no qual há a secreção de citocinas responsáveis pela contínua ativação de macrófagos. Os granulomas mais antigos podem apresentar uma orla de fibroblastos e tecido conjuntivo. É comum encontrar células gigantes multinucleadas nos granulomas.

Postagens relacionadas: