Como calcular taxa equivalente de juros simples?

Como calcular taxa equivalente de juros simples?

Como calcular taxa equivalente de juros simples?

Como calcular taxa equivalente juros simples? Nos juros simples, basta dividir a taxa anual pelo número de meses. Por exemplo, uma taxa de 12% ao ano, equivale a 1% ao mês (12/12).

Como fazer cálculo de taxa equivalente?

Taxas equivalentes

  1. Seja o capital P aplicado por um ano a uma taxa anual ia.
  2. O montante M ao final do período de 1 ano será igual a M = P(1 + i a)
  3. Consideremos agora o mesmo capital P aplicado por 12 meses a uma taxa mensal im.
  4. O montante M' ao final do período de 12 meses será igual a M' = P(1 + im)12 .

Como calcular a taxa proporcional?

Veja um exemplo simples: Uma taxa de capitalização simples de 12 % ao ano é equivalente a 1% ao mês. Taxa anual 12% / 12 Meses = 1% ao mês. Para a obtenção da taxa de juros proporcional é necessário apenas realizarmos a divisão pelo período que precisamos converter.

Qual a taxa de juros equivalente ao mês?

  • O cálculo da taxa de juros equivalente é utilizada na capitalização composta e é utilizada a seguinte fórmula: Seguindo o mesmo exemplo da taxa proporcional, qual a taxa equivalente ao mês de uma aplicação que oferece uma rentabilidade de 12% ao ano?

Como realizar operações de equivalência das taxas de juros?

  • Em algumas situações relacionadas à Matemática Financeira temos que realizar operações de equivalência das taxas de juros. Em situações de longo prazo conhecemos a taxa mensal de juros, mas desconhecemos o valor da taxa anual ou dos juros acumulados no período estabelecido.

Qual a diferença entre duas taxas de juros?

  • Já duas taxas de juros, quando expressas em unidades de tempo distintas, serão equivalentes quando, incidindo sobre um mesmo capital inicial, por um mesmo prazo, geram o mesmo valor futuro (ou montante), sempre considerando o regime de capitalização composta. Obs: considerar “^12” como elevado a 12 (potência de 12).

Quais são as taxas equivalentes?

  • No estudo da matemática financeira, Taxas Equivalentes são aquelas que, quando aplicadas sobre o mesmo capital e pelo mesmo intervalo de tempo, produzem montantes iguais. Como em juros simples todas as taxas proporcionais são equivalentes, o nosso estudo será direcionado ao regime de juros compostos. Exemplo 1.

Postagens relacionadas: