O que é taxonomia enfermagem?

O que é taxonomia enfermagem?

O que é taxonomia enfermagem?

Oficialmente conhecida como NANDA International (NANDA-I), sua taxonomia é norteada por uma estrutura teórica chamada Padrões de Resposta do Corpo Humano. É ela que orienta a classificação e categorização do diagnóstico de enfermagem ou das condições que de fato precisam de cuidados dessa área.

Quais os diagnósticos de enfermagem?

Existem 4 tipos de de diagnóstico de enfermagem, que são os seguintes: diagnóstico de enfermagem real; diagnóstico de enfermagem de bem-estar (ou promoção da saúde); diagnóstico de enfermagem de risco.

Qual é o sistema de classificação de diagnósticos de enfermagem?

  • O sistema de classificação de diagnósticos de enfermagem da NANDA-I – é o mais utilizado mundialmente. TÍTULO: é uma frase curta ou um termo que representa um padrão de indicadores relacionados. DEFINIÇÃO: descrição clara e precisa do diagnóstico, delineia o seu significado e diferencia-o de todos os outros diagnósticos.

Quais são as características de um diagnóstico de enfermagem?

  • Características definidoras, que são as evidências clínicas ou sintomas observados. Elas são agrupadas como manifestações de um diagnóstico de enfermagem – focando no problema, síndrome ou bem-estar. Na taxonomia da NANDA-I, os focos diagnósticos são classificados em domínios e classes.

Qual é a principal entidade dos diagnósticos de enfermagem?

  • Na América do Norte, o principal delas é a Associação Norte-Americana dos Diagnósticos de Enfermagem ( NANDA ).

Qual a linguagem utilizada para o diagnóstico de enfermagem?

  • É ela que orienta a classificação e categorização do diagnóstico de enfermagem ou das condições que de fato precisam de cuidados dessa área. Ou seja, ela padroniza a linguagem que o enfermeiro utiliza na descrição ou caracterização dos indícios e sintomas que ele avalia, identifica e trata nos seus pacientes.

Postagens relacionadas: