O que é a cascata de inflamação?
Índice
- O que é a cascata de inflamação?
- Como ocorre a cascata do ácido araquidônico?
- Como ocorre a cascata inflamatória?
- Quais os mediadores inflamatórios derivados do metabolismo do ácido araquidônico e suas principais ações no processo de inflamação?
- Quando há lesão na célula a via do ácido Aracdônico é ativada?
- Quais são os principais mediadores do processo inflamatório?
- Qual a causa da inflamação?
- Como é a inflamação aguda?
- Qual o mecanismo de ação da inflamação?
- Como se manifesta a reação inflamatória?
O que é a cascata de inflamação?
A cascata do ácido araquidónico ou cascata do ácido araquidônico é uma via metabólica do organismo humano que usa o ácido araquidónico para a síntese de uma grande panóplia de mediadores lipídicos de importância incontornável na fisiologia e patologia humanas, globalmente denominados de eicosanóides e entre os quais se ...
Como ocorre a cascata do ácido araquidônico?
O ácido araquidônico é um componente normal das nossas membranas celulares. Quando ocorre alguma lesão ou estímulo celular, nossa membrana celular também é lesada, e, então, há ativação da fosfolipase A2, que fosforila e libera o ácido araquidônico. A partir daí, inicia-se uma cascata.
Como ocorre a cascata inflamatória?
O processo inflamatório As alterações presentes englobam os sinais cardiais (calor, rubor, dor, edema e perda de função), derivada de eventos vasculares (vasodilatação) e eventos celulares (migração leucocitária).
Quais os mediadores inflamatórios derivados do metabolismo do ácido araquidônico e suas principais ações no processo de inflamação?
Metabólitos do Ácido Araquidônico (AA) Via da ciclooxigenase: esta via resulta na produção de prostaglandinas, prostaciclinas e tromboxano. As duas primeiras levam à vasodilatação, inibição da agregação plaquetária e estão envolvidas na patogenia da dor e febre no processo inflamatório.
Quando há lesão na célula a via do ácido Aracdônico é ativada?
Eicosanóides, derivados do ácido araquidônico, são formados quando as células são danificadas ou estão sob ameaça de danos. Este estímulo ativa as enzimas que transformam o ácido araquidônico em eicosanóides tais como prostaglandinas, tromboxano e leucotrienos.
Quais são os principais mediadores do processo inflamatório?
- Mediadores Químicos da Inflamação. Autora: Marjorie Azevedo Jales. ...
- AMINAS VASOATIVAS. Incluem a histamina e a serotonina, sendo elas armazenadas pré-formadas nas células. ...
- PROTEÍNAS PLASMÁTICAS. ...
- METABÓLITOS DO ÁCIDO ARAQUIDÔNICO. ...
- FATOR ATIVADOR DE PLAQUETAS (PAF) ...
- CITOCINAS. ...
- QUIMIOCINAS. ...
- ÓXIDO NÍTRICO.
Qual a causa da inflamação?
- A partir disso inicia-se um processo químico chamado quimiotaxia, no qual as células do sangue são atraídas para a região da lesão para combater os agentes causadores da inflamação, buscando controlar também possíveis sangramentos. Segundo o médico, a inflamação pode ser aguda ou crônica.
Como é a inflamação aguda?
- Assim, a inflamação aguda refere-se à resposta inicial à lesão tecidual; é inicialmente mediada pela ativação da cascata do ácido araquidônico, liberação de autacoides, como as prostaglandinas e, em geral, precede o desenvolvimento da resposta imune. As prostaglandinas exercem uma variedade de efeitos sobre os vasos sanguíneos, ...
Qual o mecanismo de ação da inflamação?
- Inflamação ou flogose, é uma resposta do organismo ao agente agressor, caracterizado pela saída de líquidos e de células do sangue para o interstício. É sempre local e nunca generalizada, sendo também inespecífica, atuando sob diversos fatores. Apesar das causas serem variadas, o mecanismo de ação é sempre o mesmo. O flogógeno ...
Como se manifesta a reação inflamatória?
- E, muito embora a reação inflamatória se manifeste localmente, ela envolve o organismo como um todo, com a participação dos sistemas nervoso e endócrino na regulação do processo e o aparecimento de manifestações gerais, dentre outras a febre, leucocitose, taquicardia, fibrinólise, alterações na bioquímica do sangue. HISTÓRICO