O que é AVC e como é feito o protocolo?

O que é AVC e como é feito o protocolo?

O que é AVC e como é feito o protocolo?

O AVC é o principal diagnóstico etiológico para déficit neurológico de instalação súbita. Um protocolo multiprofissional orienta o rápido reconhecimento de AVC, a estabilização do paciente e o tratamento de reperfusão que, em casos corretamente selecionados, reduz sequelas de forma significativa.

Qual o manejo necessário para o AVC na emergência?

A terapia reperfusional com Alteplase (rTPa) é o ponto-chave para o tratamento do AVC isquêmico. Apesar da trombectomia já ser realidade em alguns serviços, a maioria dos locais dispõe apenas a trombolítico como tratamento.

Qual escala para AVC?

As escalas mais utilizadas para avaliar o comprometimento do AVC são: Escala de Rankin13,14, Índice de Barthel14,15 e a National Institute of Health Stroke Scale (NIHSS)16.

Quais são os procedimentos para o diagnóstico do AVC?

  • Após a suspeita de AVC e o acionamento do CÓDIGO AVC, devem ser imediatamente iniciados medidas terapêuticas gerais e procedimentos diagnósticos complementares, e estabelecida comunicação multiprofissional e multisetorial integrada. 6.1 Atendimento pré-hospitalar

Como é feito o tratamento do AVC nas unidades de saúde?

  • O tratamento do AVC é feito nos Centros de Atendimento de Urgência, que são os estabelecimentos hospitalares que desempenham o papel de referência para atendimento aos pacientes com AVC. Essas unidades de saúde disponibilizam e realizam o procedimento com o uso de trombolítico, conforme Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) específico.

Como é o atendimento do paciente com AVC?

  • O atendimento do paciente com Acidente Vascular Cerebral (AVC) deve ser sincronizado e ágil, porém evitando-se precipitações. O ganho de tempo no atendimento é crucial para o tratamento e prognóstico destes pacientes.

Qual a avaliação inicial de um paciente com AVC?

  • Avaliação Inicial A avaliação inicial de um paciente com suspeita de AVC é similar a qualquer outra emergência e segue a regra mnemônica do ABCDE. A avaliação neurológica visa a identificar sinais e sintomas do paciente com AVC, seus diagnósticos diferenciais e suas complicações imediatas.

Postagens relacionadas: