Quais são os níveis de protensão E o que os difere?

Quais são os níveis de protensão E o que os difere?

Quais são os níveis de protensão E o que os difere?

Os sistemas de protensão se distinguem em relação à aderência ou não entre o concreto e a armadura ativa. Quando bem executadas, as duas soluções (aderente e não aderente) são tecnicamente viáveis.

O que é protensão e como utilizamos em pontes?

A protensão é uma técnica utilizada para construir a maioria das pontes e viadutos de concreto. Caracteriza-se pelo emprego de elementos estruturais de concreto armado comprimidos por cordoalhas tensionadas que atravessam o interior das peças.

Como é feito o aço de protensão?

  • Para a sua realização, o aço de protensão é colocado dentro da peça de concreto em um tubo que o mantem isolado concreto. Depois que tudo está no local correto, são colocadas ancoragens nas extremidades do aço que está fora da peça.

Como a engenharia civil se desenvolveu?

  • A engenharia civil se desenvolveu muito ao longo dos anos, superando desafios que antes pareciam impossíveis. Atualmente, através da inovação, conseguimos superar grandes vãos, construir pontes, viadutos, empreendimentos com grandes vãos de estacionamento, dentre diversas outras possibilidades.

Como funciona o sistema de protensão não aderente?

  • Esse método possui uma carga de ruptura menor que a aderente, porém, como não é necessário preencher o duto como no caso anterior, esse método se torna mais simples e mais barato, sendo muito utilizado em casos que não são necessárias cargas tão grandes como as aplicadas na protensão aderente. Figura 7 – Sistema de protensão não aderente.

Quais as vantagens do concreto protendido?

  • O concreto protendido pode ser empregado em diversas edificações, desde obras de arte, como pontes, viadutos, e até em obras de pequeno e médio porte. As vantagens do concreto protendido são:

Postagens relacionadas: