Por que é importante a dispersão das sementes?

Por que é importante a dispersão das sementes?

Por que é importante a dispersão das sementes?

A dispersão de frutos e sementes é um mecanismo importante para as plantas, uma vez que permite a colonização de novas áreas. Esse fator é fundamental para a sobrevivência de novos indivíduos, pois vários exemplares em uma mesma área desencadeiam a competição por recursos.

Quais os principais agentes dispersores da semente?

Entre os principais dispersores, podemos citar o vento, a água e os animais. As dispersões por esses agentes são chamadas, respectivamente, de anemocoria, hidrocoria e zoocoria.

Qual o mecanismo de dispersão de sementes?

  • O mecanismo de dispersão de sementes poderiam ser definidos como os meios pelos quais a espécie vegetal (semente) tenta "conquistar" novas áreas.

Por que as plantas dispersam suas sementes?

  • Algumas plantas dispersam suas sementes de maneira própria, sem a necessidade da ação de um agente. Esse é o caso, por exemplo, da planta conhecida como maria-sem-vergonha, que possui um fruto que se abre rapidamente e lança as sementes a uma considerável distância.

Por que os animais são dispersores de frutos e sementes?

  • Um exemplo disso é a presença de ar nessas estruturas, o que facilita a flutuação. Podemos citar o coco-da-baía como um tipo de planta com dispersão pela água, pois sua semente pode ser facilmente levada pelas correntes marítimas. Os animais são importantes dispersores de frutos e sementes.

Qual o fator de dispersão de sementes do Salgueiro?

  • A água pode, também, ser um fator de dispersão de sementes. Nestes casos, chamamos tal evento de hidrocoria. Os frutos do salgueiro ( Salix humbolotiana) possuem grande capacidade de flutuação e, ainda, são bastante duráveis em meio aquático; tal como o coco-da-bahia.

Postagens relacionadas: