Qual o quadro clínico da síndrome do túnel do carpo?
Qual o quadro clínico da síndrome do túnel do carpo?
Os sintomas da síndrome do túnel do carpo são sensações estranhas, dormência, formigamento e dor nos três primeiros dedos e na metade do dedo anelar, no lado do polegar na mão. Em alguns casos a mão toda é afetada. Em alguns casos, também há dor e uma sensação de queimação ou formigamento no antebraço.
Qual é a síndrome do Túnel do carpo?
- O canal cárpico é o local mais frequente de compressão nervosa no membro superior, razão pela qual o síndrome do túnel cárpico é a neuropatia compressiva mais frequente do membro superior. O síndrome do túnel do carpo é uma patologia que atinge 0.1-10% da população geral. É mais frequente em mulheres e o pico de idade varia entre os 45 e 60 anos.
Qual é o Túnel do carpo?
- Túnel do carpo é um canal formado por pequenos ossos situados no punho, que lhe servem de base, e um ligamento transverso, que compõe o teto do túnel. Por esse canal, passam o nervo mediano e nove tendões responsáveis pela flexão dos dedos. O nervo mediano que vem do antebraço e passa para a mão através desse canal estreito, enerva o polegar, ...
Quais são as complicações da cirurgia do túnel cárpico?
- As complicações da cirurgia do síndrome do túnel cárpico são raras. A mais frequente é a dor no local da cicatriz, que geralmente resolve espontaneamente. A formação de aderências é outra complicação que pode ser evitada com a massagem no local da cicatriz e a mobilização precoce do punho e dedos.
Por que a compressão do nervo mediano afeta o Túnel do carpo?
- Qualquer alteração que cause uma diminuição do espaço dentro do túnel do carpo pode levar à compressão do nervo mediano causando os sintomas típicos da síndrome do túnel do carpo. Na maioria das vezes essa compressão do nervo mediano se dá por inflamação e inchaço das estruturas no interior do túnel carpal, como os tendões.