Como sair da síndrome metabólica?
Como sair da síndrome metabólica?
Lembre-se, perder peso e praticar alguma atividade física são as melhores formas de prevenir e tratar a Síndrome Metabólica. Detectar o problema pode reduzir o aparecimento de futuras doenças cardíacas. Além disso, você terá tempo de mudar seu estilo de vida, evitando o desenvolvimento de diversas complicações.
Quais são os sintomas da síndrome metabólica?
- Os sintomas mais comuns da síndrome metabólica são consequência das doenças associadas, como: Ganho de peso: cansaço, dores articulares por sobrecarga, síndrome da apneia obstrutiva do sono e roncos. Alterações menstruais nas mulheres, como ovários policísticos, e perda da libido em homens podem também ser sintomas pouco valorizados
Quais os medicamentos para o tratamento da síndrome metabólica?
- Entre os medicamentos que podem ser utilizados no tratamento da síndrome metabólica estão as estatinas para controle do colesterol (leia: ESTATINAS – Remédios Para Baixar o Colesterol Alto ), anti-hipertensivos e hipoglicemiantes, como a metformina (leia: CLORIDRATO DE METFORMINA – Para que serve, dose e efeitos colaterais ).
Como controlar a síndrome metabólica?
- Com a perda de peso e a adoção de hábitos saudáveis a Síndrome Metabólica pode ser controlada e em muitos casos as doenças decorrentes da melhora da resistência insulínica – como o diabetes – podem ficar tão bem controladas que o paciente pode ficar sem medicamentos.
Por que a síndrome metabólica aumenta o risco de doenças coronarianas?
- O mecanismo pelo qual a síndrome metabólica aumenta o risco de doenças coronarianas, diabetes ou AVC parece estar ligado a um aumento da resistência à insulina e a uma ação pró-inflamatória das células adiposas (células de gordura). Falaremos das doenças provocadas pela síndrome metabólica mais à frente.